Descrição enviada pela equipe de projeto. A Unidade de Igualdade Torrefiel-Orriols, em Valência, é a segunda sede de bairro inaugurada na cidade e a primeira a possuir um espaço próprio. A unidade está situada no pavimento térreo de uma edificação, parte de um conjunto de moradias protegidas ao redor da Plaza Salvador Allende, um local altamente representativo, que também abriga outros equipamentos públicos.
A Prefeitura deseja transformá-lo em uma referência para o trabalho comunitário, um ponto de encontro para mulheres, homens e entidades, impulsionando e promovendo ações voltadas para fomentar a igualdade e prevenir a violência de gênero.
O espaço foi concebido com base no cotidiano, afastando-se da frieza que caracterizou muitos equipamentos públicos nas últimas décadas.
Materiais reconhecíveis e associados ao ambiente doméstico foram escolhidos, entrelaçando-se com a narrativa da residência reformada, datada de 1943, e facilitando a adaptação ao novo espaço.
Apesar das formas distintas, a configuração e a interpretação do espaço foram pensadas para acompanhar as mudanças. Existe uma intenção de envolvimento, respeitando os diversos níveis de privacidade necessários para o programa. A partir do acesso, é possível identificar as diferentes áreas, incluindo o pátio posterior, proporcionando uma sensação de proximidade com o espaço.
Além disso, trata-se do primeiro projeto municipal a incluir um relatório de impacto de gênero. Esse relatório pretende avaliar diversas questões para verificar se a iniciativa está, de fato, contribuindo para a criação de ferramentas e espaços ativos que promovam a igualdade.